Mensagem do Mês - Maio/2010

"Deus permitiu a existência das quedas d'água para aprendermos quanta força de trabalho e renovação podemos extrair de nossas próprias quedas". Provérbio japones




sexta-feira, 24 de julho de 2009

QVT - Qualidade de Vida no Trabalho

by Ignês da Costa Pinto

              Hoje, a competição empresarial tornou-se cada vez mais disputada e o avanço tecnológico mais acelerado. Porém, o grande desafio da qualidade nas empresas passa a ser a gestão de pessoas, pois com o aumento da pressão por resultados, aumentou o número de funcionários que constantemente apresentam problemas de saúde e, inclusive de ordem psicológica.
              A percepção desses problemas, têm levado os empresários a perceberem que a qualidade de vida e a saúde são ativos importantes, pois envolvem dimensões físicas, intelectual, emocional, profissional, espiritual e social. Por, outro lado, práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impactos na vida dos funcionários, gerando, com isso a falta de motivação, falta de atenção, diminuição de produtividade e alta rotatividade, criando uma energia negativa que repercute na família, na sociedade e no sistema médico.
              De alguns anos para cá, o aspecto humano vem ganhando maior destaque. Se antes a qualidade priorizava os padrões internos estabelecidos pelos especialistas dentro da organização, hoje, essas organizações estão mais conscientes e procuram inovar este cenário, e, ao mesmo tempo mudar esta situação, elas estão transformando o ambiente de trabalho e a saúde emocional e física em vantagem competitiva, tendo plena convicção estratégica de que, quanto mais satisfação, maior o retorno e aumento de produtividade, criando assim, a visão de uma organização mais privilegiada, competitiva e equilibrada.
              Segundo a OMS, qualidade de vida é um conjunto de percepções individuais de vida dentro de um contexto dos sistemas de cultura e de valores em que vivem, voltada a suas metas, expectativas, padrões e preocupações. Tem como objetivo ajudar pessoas a modificarem seu estilo de vida, passando a um ótimo estado de saúde, sendo esta compreendida como o balanço entre a saúde física, emocional, mental social e espiritual, além de facilitar mudanças no estilo de vida, procurando com isso combinar ações e campanhas para consciência, comportamento e envolvimento de todos (CARMELLO, 2007).
              A QVT, representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer às suas necessidades pessoais com suas atividades na organização e, o melhor que uma organização atenciosa pode fazer por seus funcionários é ajudá-los a se manterem confiantes em um ambiente de trabalho harmonioso e, de acordo com Limongi-França (2002, p.296), QVT é o conjunto de ações de uma empresa de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho.
              Qualidade de Vida no Trabalho, não são apenas as condições físicas de trabalho que importam. É preciso algo mais. As condições sociais e psicológicas também fazem parte do ambiente de trabalho. Pesquisas recentes demonstram que, para alcançar qualidade e produtividade, as organizações precisam ser dotadas de pessoas participantes e motivadas nos trabalhos que executam e recompensadas adequadamente por sua contribuição. Assim, a competitividade organizacional passa obrigatoriamente pela qualidade de vida no trabalho (CHIAVENATO, 2008, p.365).

Nenhum comentário:

Postar um comentário