Mensagem do Mês - Maio/2010

"Deus permitiu a existência das quedas d'água para aprendermos quanta força de trabalho e renovação podemos extrair de nossas próprias quedas". Provérbio japones




quarta-feira, 22 de julho de 2009

O papel da Tecnologia da Informação na Inteligência Competitiva

by Ignês da Costa Pinto

              Estamos vivendo na “Era do Conhecimento”, ou seja, em um contexto mundial submetido às implicações decorrentes de grandes transformações nos cenários políticos, econômicos e tecnológicos, onde a informação é fator decisivo, e, aliada às inovações tecnológicas e o conhecimento para a produção e inserção no mercado, tornam-se alavanca para o desenvolvimento e, consequentemente referencial para a competitividade empresarial.
             Assim, o direcionamento das inovações tecnológicas em uma organização pode ser repaldado pelas informações provenientes de um sistema de inteligência competitiva que faz com que o mercado pressione as organizações a incorporar e aprimorar as tecnologias de ponta, evidenciado a importância da integração entre a informação, tecnologia e inteligência competitiva.
CULTURA ORGANIZACIONAL - Termo cultura apresenta uma infinidade de definições e cada uma está vinculada a correntes que tiveram seu surgimento na antropologia, mas que também podem ter como base, o uso na sociologia; a cultura organizacional perpassa toda organização, sendo sua essência a relação entre as pessoas, tanto no ambiente interno como no ambiente externo à organização; a cultura de uma organização precisa de tempo para que sua base e estrutura possam ser construídas, para isso, é necessário que a cultura, condicionando os indivíduos e sendo influenciada por eles, esteja preparada e direcionada para atender as etapas subjetivas que constituem a inteligência competitiva.
GESTÃO DA INFORMAÇÃO - A Gestão da Informação é um processo que consiste nas atividades de busca, identificação, classificação, processamento, armazenamento e disseminação de informações, independentemente do formato ou meio em que se encontra (seja em documentos físicos ou digitais).
formais, que seriam informações oriundas da imprensa, bases de dados, informações científicas (artigos científicos), informações técnicas (patentes), documentos da empresa etc.;
informais, informações obtidas em seminários, congressos, visitas a clientes, salões, exposições, agências de publicidade, informações ou até mesmo "boatos" sobre produtos, clientes, fornecedores etc.
GESTÃO DO CONHECIMENTO - A gestão do conhecimento é uma das bases que amparam o processo de inteligência competitiva nas organizações. Quando pautadas no aproveitamento, na sistematização e na socialização do conhecimento de seus indivíduos para a formação do conhecimento organizacional baseado na coletividade, as empresas obtém uma maior vantagem frente à concorrência e potencializam a exploração de novas idéias para fomentar a inovação; a gestão do conhecimento atua essencialmente nos fluxos informais de informação e no conhecimento tácito, resgatando informações internas fragmentadas e transformando-as em representações estruturadas e significativas (conhecimento explícito) capazes de auxiliar o processo de inteligência competitiva, assim como corrigir ações em situações críticas, identificar oportunidades e gerar atividades antecipativas frente à concorrência.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Tecnologia da Informação é todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e ou informações, tanto de forma sistêmica como esporádica, quer esteja aplicada ao produto, quer esteja aplicada no processo, é um fator que faz a diferença para o sucesso ou fracasso de um sistema de InteligênciaCompetitiva, tendo assim, que estar disponíveis ferramentas que consigam integrar todas as informações da organização, independente da maneira que é gerada ou pelo formato.
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA - A inteligência competitiva ou a vigília estratégica é o processo informacional através do qual a organização realiza a escuta “antecipativa” dos “sinais fracos” do seu ambiente sócio-econômico com o objetivo criativo de descobrir oportunidades e de reduzir os riscos ligados à incerteza; inteligência competitiva é um programa sistemático que visa a busca e análise das informações sobre os seus concorrentes ativos e tendências de negócios em geral para o futuro de uma empresa; em inteligência competitiva, o nível de interação e do relacionamento deve se situar tanto entre os indivíduos como entre os grupos (subgrupos) que forma a organização. Não se pode esquecer que a inteligência competitiva, é um processo e depende do que as várias partes que a compõe conseguem obter em conjunto.
AMBIENTE COMPUTACIONAL - O ambiente computacional é parte integrante do ambiente organizacional, assim como as tecnologias de informação que integram o Ambiente Computacional e, como esse ferramental tecnológico interage com os usuários possibilitando a criação, a disseminação, a utilização e a proteção do conhecimento.
                Portanto, com o avanço tecnológico, é essencial que as empresas se tornem versáteis em suas decisões, desse modo, é preciso que tenham informações precisas e atualizadas permitindo a captura, o gerenciamento e o compartilhamento de dados, informação e conhecimento, facilitando o trabalho a ser desenvolvido, bem como a tomada de decisão. As tecnologias de informação (TI) são muito úteis para apoiar o processo de inteligência competitiva, dentre elas pode-se citar: groupware, gestão eletrônica de documentos (GED), Internet, Intranet, Extranet e sistemas de informação; a implementação de métodos e técnicas de inteligência competitiva pode ser realizada com maior ou menor grau de intervenção da informática; duas formas de tratamento em termos de informática, nas quais varia bastante a interferência dos recursos computacionais, com um sistema de vigília tecnológica:
* tratamento limitado – consiste na coleta de informações de bases de dados, com a mudança de seu formato para melhor análise e difusão e o armazenamento para posterior uso (poucos meios em termos de informática são necessários).
* tratamento aprofundado – trabalhar verdadeiramente a informação, com a ajuda do computador, fabricando indicadores, avaliando tendências etc.
                A tecnologia da informação é um fator que faz a diferença para o sucesso ou fracasso de um sistema de Inteligência Competitiva, principalmente nas grandes empresas, onde as bases de dados são mais expressivas e a análise dos dados é feita com a coleta das informações de diversos sistemas, unidades e recursos heterogêneos; também se torna uma vantagem competitiva se a organização criar inovações tecnológicas que não estarão disponíveis aos concorrentes; as organizações vêm utilizando a tecnologia da informação como ferramenta de competitividade, com impactos importantes e positivos nos negócios, deixando de ser apenas um apoio às atividades produtivas para tornar-se parte integrante delas, redefinindo, assim, a cultura organizacional.
                Assim, as tecnologias de informação e comunicação (TIC), inegavelmente podem desempenhar papéis de suma importância no processo de construção e disseminação do conhecimento nas organizações. Os avanços tecnológicos facilitam os processos requeridos pela Gestão do conhecimento e informação, mas são apenas suporte dentro do processo; é imprescindível dispor de habilidades técnica e econômica necessárias para desenvolver um sistema de informação que conecte de forma permanente a empresa com as fontes de informação externas e internas; se faz necessária uma administração adequada, não apenas centralizando em sua capacidade de melhorar a eficiência das operações básicas e rotineiras; os recursos informacionais, formam um papel decisivo na busca pela melhoria da competitividade da empresa; com o avanço da TI a habilidade de uma tecnologia pode produzir muitos efeitos organizacionais ou seus opostos e, também padronizar atividades ou ampliar o poder de decisão dos usuários, reforçar o controle hierárquico ou facilitar a autogestão e a aprendizagem pelos próprios usuários; a TI pode ser tratada como elemento de estratégia para aumentar a competitividade para as empresas, mas, é importante salientar, que a tecnologia da Informação sozinha não pode garantir o sucesso de uma empresa;
• Ela certamente é um instrumento, mas, não um único meio.

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