Mensagem do Mês - Maio/2010

"Deus permitiu a existência das quedas d'água para aprendermos quanta força de trabalho e renovação podemos extrair de nossas próprias quedas". Provérbio japones




quinta-feira, 22 de abril de 2010

Filosofia da qualidade como base na atuação gerencial – aplicabilidade em serviços informacionais

by Ignês da Costa Pinto

    A “Filosofia da qualidade como base na atuação gerencial – aplicabilidade em serviços informacionais” tem como objetivo mostrar sua importância no ambiente organizacional e através dela implementar a melhoria contínua nas empresas e, assim, agregar novos conhecimentos aos atuais, aumentando a competitividade das organizações de segmentos diversos, incluindo-se, portanto, as prestadoras de serviços informacionais, que são exigidas, incessantemente, em uma maior competência na sua gestão.
      Atualmente, a sociedade da informação está passando por uma profunda transformação e, com ela novos conceitos estão sendo formados e novas ferramentas estão sendo utilizadas e, uma ferramenta que está tendo seu uso difundido na sociedade é a “Qualidade Total”. Embora, o termo seja familiar, ela, por vezes, não é aplicada e gerenciada como deveria ser, pois se for aplicada corretamente na empresa pode trazer muitos benefícios não apenas para a empresa, mas também para seus colaboradores e demais parceiros do negócio (clientes, fornecedores, sociedade).
      Em “A filosofia da qualidade como base na atuação gerencial – aplicabilidade em serviços informacionais” são abordados os princípios da qualidade total e como cada gestor poderá utilizá-la em benefício do seu departamento e de seus colaboradores para agregar valores à empresa.
     Nesse processo, será trabalhado o pensamento da qualidade, que se concentrará na criação conjunta de valores, tanto para os clientes, como para a empresa e seus empregados e, também, em oferecer às pessoas o estímulo e as oportunidades para elas crescerem e se desenvolverem, mantendo seu valor no mercado dentro e fora da empresa, e os funcionários, por sua vez, em garantir comprometimento com a empresa e seus objetivos organizacionais, ou seja, “o envolvimento das pessoas possibilita que suas habilidades sejam utilizadas em prol da organização, pois elas têm que se envolver com as melhorias e solução de problemas buscando dessa forma aumentar suas competências, compartilhando seus conhecimentos e experiências e, dessa forma, todos estão contribuindo efetivamente para a melhoria, propiciando desenvolvimento e crescimento, tanto pessoal como da organização” (PEREIRA, 2004 , p. 7).
     No entanto, hoje, é cada vez maior o número de empresas que reconhecem a absoluta necessidade de aprender a fornecer ao cliente o que ele pediu, pois vivemos numa nova era econômica e a administração ocidental deve despertar para o desafio e, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança em direção à transformação, pois não se pode iniciar um negócio hoje, ou criar um produto ou serviço pensando que amanhã ele se tornará obsoleto e, isso ocorre com certa freqüência. Assim, a melhoria contínua aplicada aos processos e produtos é a vacina para a estagnação do negócio e, acreditar que dá para melhorar sempre é primordial.
     Podemos observar em “A filosofia da qualidade como base na atuação gerencial – aplicabilidade em serviços informacionais” que sempre é possível melhorar através de uma administração transparente, competente e que tenha objetivos claros, pois ensinar a importância da atividade de cada um faz com que o indivíduo seja motivado a aprender mais sobre sua própria participação no contexto organizacional, porém, quem administra processos através do medo e coerção fatalmente terá queda de qualidade, rotatividade de pessoal e omissão.
      Pequenas atitudes encorajam os funcionários a se auto-monitorar e gerar a qualidade no seu dia-a-dia, pois, embora o aprendizado prático e o teórico sejam diferentes, na verdade eles se complementam, já que e, é impossível a prática sem a teoria, ou a teoria sem a prática e, quando as pessoas podem opinar e saber em que serão avaliadas por seus superiores elas elevam sua auto-estima, fazendo com que compreendam a importância do seu papel como agentes ativos e participativos no ambiente organizacional e isso traz resultados imensuráveis.
      Quando o trabalho é realizado com qualidade, não em quantidade o ganho é de todos, já que, todos querem ser valorizados, respeitados e capazes. Incentivar a criatividade e valorizar a participação das pessoas, porém sem favoritismo, é o caminho ideal para a implementação da filosofia da qualidade, pois é sabido que a maioria das pessoas dá valor às empresas que oferecem possibilidade de crescimento e de evolução profissional, elas são mais fiéis e se orgulham de fazer parte do sucesso da empresa.
      Portanto, a gestão da qualidade, se aplicada corretamente e bem trabalhada, favorece o relacionamento entre cliente externo e interno, além de atender as necessidades relacionadas com os colaboradores da empresa e também seus clientes, visando assim, alcançar a satisfação em ambos os lados, pois acreditar que dá para melhorar sempre; não se satisfazer com seus atuais níveis de falhas nos processos; assumir erros e perguntar sempre, afinal ninguém nasceu sabendo, é evoluir profissionalmente, pois no aprimoramento de cada profissional e na melhoria contínua da qualidade a empresa encontra o seu fortalecimento e diferencial no ambiente organizacional.
     “A influência do ambiente é considerável no viver dos homens, todavia não é ele imutável, pois o homem possui inteligência e capacidade para modificá-lo ou transformá-lo” (Mussumeci, [1970?], p. 105).

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